Publicidade
Publicidade

Derretimento de geleiras na Nova Zelândia aumenta possibilidade de inundações repentinas

Foto/Imagem: Pixabay

Há anos, a Nova Zelândia monitora algumas das geleiras mais icônicas do país. Elas são consideradas “rios” de gelo que descem dos Alpes do Sul, uma cadeia de montanhas localizada ao longo da Ilha Sul. E, mais uma vez, os cientistas comprovaram que essas geleiras estão encolhendo.

Feito no final de março, o monitoramento feito por sobrevôo constatou que a maioria das geleiras de menor elevação desapareceu. E as mais famosas (como as geleiras Fox e Franz Josef) apresentaram sinais evidentes de redução.

O processo natural é que as geleiras cresçam durante os invernos e recuem durante o verão e a primavera. Embora sejam fonte de água doce para quase 2 bilhões de pessoas no mundo, o seu rápido degelo representa um risco enorme de inundações repentinas mortais e aumento do nível do mar.

Recordes na Nova Zelândia

Dois anos de calor intenso e recorde afetaram as geleiras – 2022 foi o ano mais quente da Nova Zelândia, batendo um recorde estabelecido apenas um ano antes. Mas a tendência de declínio do gelo é de longo prazo.

Lorrey, que está nesses levantamentos aéreos desde 2009, relatou que é difícil testemunhar o fenômeno. “Estou vendo esta bela parte de nosso ambiente natural escorregando por entre nossos dedos. E se você viu uma geleira pessoalmente, elas são absolutamente de tirar o fôlego, alucinantes e transformadoras”, destacou.

A pesquisa da linha de neve, organizada pela NIWA, acontece quase todos os anos há quase cinco décadas e visa capturar o cenário de mais de 50 geleiras – variando em tamanho e elevação – o mais próximo possível do fim da temporada de derretimento da neve e do gelo.

Foto: Pixabay

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.