Com a importância da sustentabilidade ganhando destaque na agenda global, os ecossistemas comunitários vêm chamando cada vez mais a atenção das nações e empresas, sendo reconhecidos como verdadeiros pólos de desenvolvimento de negócios, inovação e tecnologia. A cada dia surgem novas tendências que configuram o panorama geral desses ecossistemas, garantindo desenvolvimento socioeconômico sustentável localmente e, em alguns casos, globalmente.
Modelos Emergentes:
Recentemente, o crescimento das pessoas e comunidades adotando modelos colaborativos para a gestão de diversas áreas, como a energia, os transportes ou meios de comunicação, tem aumentado. Estes modelos colaborativos garantem vantagens como uma maior interconexão entre os seus elementos, maior segurança e confiança na divulgação de informação, e a otimização dos recursos usados, entre outras.
Uso de Tecnologia:
Fruto dessa tendência, foram criadas ferramentas de tecnologias mais avançadas para melhorar e enriquecer os ecossistemas comunitários. A Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, e o Big Data são marcos importantes usados para a gestão destes novos ambientes. Estes componentes oferecem mais controle às comunidades, além de otimização dos processos e maior transparência.
No âmbito da sustentabilidade, os ecossistemas comunitários têm um papel importante para o desenvolvimento econômico e social de todos os sectores. Estão, cada vez mais, a ganhar importância como administradores de recursos preciosos e como elementos dinamizadores da inovação, criando uma abordagem radicalmente nova em termos de desenvolvimento de economias.
Acompanhe as últimas novidades sobre este tema ao se inscrever em nossa newsletter e veja mais atualizações em nosso site.