O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril. Essa data provocou uma onda de conteúdos em diferentes redes sociais sobre natureza e dicas para manter hábitos saudáveis. Dias antes, o TikTok lançou uma campanha que inclui iniciativas como um hub de conteúdo com informações sobre influenciadores e organizações que trabalham com consciência ambiental e estimulam iniciativas na área. A campanha vai durar de 19 a 30 de abril.
Alguns dos temas mais trazidos por diferentes perfis são: maquiagem vegana, reciclagem, produtos orgânicos e consumo consciente. As hashtags mais populares são #natureza, #oceano e #mudançasclimáticas – que possui 6,3 bilhões, 3 bilhões e mais de 5,9 bilhões de visualizações, respectivamente. As hashtags #vegano, #brecho, #sustentabilidade e #consumoconsciente juntas possuem mais de 4 bilhões de visualizações. E foram as hashtags mais populares do TikTok no ano passado.
Dia da Terra: Restauração de Ecossistemas
O Dia da Terra acontece durante a Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030). O intuito da iniciativa é fazer um apelo global para proteger e revitalizar ecossistemas em todo o mundo. E, assim, atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Na segunda-feira, 24 de abril, a WebTV ONU transmitirá um evento comemorativo do Dia da Terra na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. A transmissão do evento ocorre a partir das 10h (horário de Brasília).
A ONU aponta ainda que restaurar ecossistemas danificados tem outros impactos positivos, como combater a mudança climática, prevenir a extinção em massa e acabar com a pobreza. Ecossistemas saudáveis permitem melhorar a subsistência das pessoas e deter o colapso da biodiversidade.
Hábitos saudáveis
A ONU indica alguns hábitos que são não apenas saudáveis, mas também importantes para preservar o meio ambiente. Alguns deles são: apostar em deslocamentos feitos por caminhadas, transporte público e bicicleta, comer mais vegetais, economizar energia em casa e priorizar produtos ecologicamente corretos.
Além disso, é essencial evitar o desperdício de alimentos, reciclar e reusar produtos sempre que possível e participar de iniciativas e organizações que trabalham sobre o meio ambiente e buscam reduzir e prevenir impactos da catástrofe climática.
Foto: Pixabay