Publicidade
Publicidade

Como ter uma vida ecofriendly?

Foto/Imagem: Stock Adobe

O avanço da catástrofe climática na última década exige o desenvolvimento de hábitos mais sustentáveis, com impactos reduzidos sobre a natureza e todos os seres vivos. Por isso, uma pergunta cada vez mais comum é: como ter uma vida ecofriendly?

Esse conceito se relaciona com a crescente busca de pessoas de várias culturas e lugares do mundo por um estilo de vida mais equilibrado e amigável com o meio ambiente, reduzindo o consumo e, com isso, os impactos socioambientais. Por isso, veja algumas dicas de como desenvolver uma vida ecofriendly!

Produtores locais para vida ecofriendly

O primeiro passo para uma vida ecofriendly é priorizar produtores locais. Isso tem vários impactos – desde a qualidade superior dos produtos até a diversificação da economia e incentivo de serviços e empresas de diferentes regiões.

A busca por produtores locais também é válida para itens de beleza e higiene. Muitos desses produtos não são testados em animais e utilizam matérias primas obtidas por meios mais artesanais. 

Coleta seletiva e reciclagem

Separar o lixo corretamente é outra maneira de cuidar do planeta. Comece separando lixo reciclável e orgânico e incentive outras pessoas a fazer isso também. Essa atitude é fundamental para que hábitos sustentáveis como este sejam compartilhados por várias pessoas. Para te ajudar a separar os tipos de lixo, pinte as lixeiras de diferentes cores e as etiquete.

Lixo eletrônico precisa de atenção especial, já que não pode ser descartado como outros resíduos. Por isso, é preciso buscar instituições que coletem esse material e os descartem corretamente, reduzindo ao máximo prejuízos ao meio ambiente.

Por fim, não se esqueça de reutilizar produtos — potes de vidro, roupas e calçados podem ser reutilizados de diferentes maneiras. E se lembre de doar parte desses itens para outras pessoas se eles estiverem bem conservados.

Reduzir consumo de carne

Se você adora comer carne, que tal reduzir a frequência disso? Reduzir o consumo de carne é importante para o meio ambiente e fundamental para uma vida ecofriendly, já que reduz a emissão de gases poluentes que intensificam o aquecimento global. Além disso, a produção de carne envolve desmatamento de florestas, contaminação de águas e violência contra povos originários e comunidades tradicionais.

O interessante é reduzir o consumo de carne aos poucos e inserir cada vez mais legumes, verduras e fibras em sua dieta. Vale lembrar que nutrientes como o ferro podem ser encontrados também em vegetais como frutas secas, verduras de cor verde escura e oleaginosas.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.